“utilizámos um Intel i9 9900K com 16GB DDR4/3800Mhz, e uma NVIDIA GeForce RTX 3080”
Muitos jogadores de PC estavam preocupados com The Medium no momento em que a Bloober Team revelou os seus requisitos oficiais para PC. Afinal, e em vez de visar 60fps, esses requisitos visavam 30fps. E, à semelhança do jogo anterior da Bloober, Blair Witch, The Medium tem grandes problemas de desempenho/optimização no PC neste momento.
Mas antes de continuar, vale a pena mencionar o sistema de PC que utilizámos para estes testes iniciais. Como habitualmente, utilizámos um Intel i9 9900K com 16GB DDR4/3800Mhz, e uma NVIDIA GeForce RTX 3080 Founder’s Edition. Também utilizámos o Windows 10 64-bit, e a versão mais recente dos controladores oficiais da GeForce.
O Medium usa tanto Ray Tracing como DLSS, e a NVIDIA forneceu-nos um código de revisão para o mesmo. No entanto, e mesmo sem quaisquer efeitos de Ray Tracing, o jogo não consegue funcionar sem problemas na GPU topo de gama da NVIDIA, a RTX3080.
Para começar, o jogo sofre de grandes problemas de stuttering. Apesar de termos instalado o jogo num SSD 970 PRO NVMe M.2, tínhamos grandes stutters em cada sala. Estes stutters são tão irritantes que, sem dúvida, irão adiar muitos jogadores de PC.
E depois chegamos ao desempenho do jogo. Há numerosas cenas em que The Medium cai abaixo dos 60fps na NVIDIA GeForce RTX3080, mesmo a 1080p/High settings e sem quaisquer efeitos de Ray Tracing. Não sabemos seriamente o que se está a passar aqui. O que sabemos é que os gráficos do jogo não justificam estes requisitos ridiculamente elevados de PC. Mais uma vez, estes números de desempenho abaixo do esperado são SEM Ray Tracing.
Por exemplo, aqui está uma cena quando se usa pela primeira vez o sistema de dupla realidade do jogo. A imagem à esquerda está em 1440p/High Settings/Ray Tracing & DLSS, enquanto a imagem à direita está em 1440p/High/No RT/ DLSS On. Como se pode ver, e mesmo com DLSS, o jogo corre abaixo dos 60fps. Não só isso, mas também o desempenho do Ray Tracing é apenas 7-8fps (o que é anormal, uma vez que a RT normalmente tem pelo menos 30fps neste jogo)
O jogo também corre abaixo dos 60fps a 1080p/high settings nativos (sem Ray Tracing e sem DLSS).
Por último, devo notar que estes números de desempenho abaixo do esperado não se devem ao sistema de dupla realidade. Aqui está uma cena de dupla realidade com Ray Tracing a 1440p/High/DLSS Quality. Como podem ver, nesta cena de dupla realidade, o jogo corre com mais de 80fps.
Já informamos a NVIDIA e a Bloober Team sobre estas questões de optimização. Assim, esperemos que a Bloober as aborde através de uma actualização pós-lançamento.
Estejam atentos à nossa Análise de Desempenho de PC, bem como aos nossos benchmarks de DLSS & Ray Tracing.
Deixe um comentário